Nota introdutória:

Todo o homem é um ser em caminho. Esta sua característica exprime-se e alimenta-se quer na viagem existencial de cada pessoa, que percorre um itinerário ao longo do seu tempo de vida com todas as vicissitudes que o marcam, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas do mundo, por necessidades e interesses vários.
Um dos motivos para a viagem é a fé. O homem põe-se ao caminho à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele, em resposta a um apelo e impulso divinos, então podemos dizer que ele faz uma “santa viagem”. Com o seu acto adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade.
Este tipo de viagem, a peregrinação religiosa, é uma constante na história da humanidade e da Igreja. É motivada pelo fascínio exercido pelos lugares santos ou pela esperança de ver satisfeito algum desejo ou aspiração pessoal, de natureza espiritual ou de outro âmbito, como, por exemplo, a saúde. Frequentemente, o peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada ou o desejo de cumprir determinada promessa que fez a Deus ou ao santo da sua devoção.
A peregrinação, enquanto acto religioso em direcção a um lugar sagrado, como Fátima, constitui um memorial dos acontecimentos e graças de Deus que nele se realizaram. Torna-se, com frequência, para muitos peregrinos, experiência da presença e acção de Deus junto dos que nele confiam.

A nossa peregrinação:

A organização desta peregrinação foi da iniciativa da comissão de festas de Nossa Senhora da Paz de Rio de Mouro, cujo a maioria dos elementos que a compõe já a realiza há vários anos, integrando grupo doutra localidade. Achamos agora que devemos proporcionar a experiência deste ato de Fé a mais irmãos da nossa paróquia, criando desta forma um novo grupo com origem em Rio de Mouro.

O percurso a pé totalizará aproximadamente 138 km, divididos em 4 dias de caminhada com cerca de 34km cada, sendo maioritariamente caminho fora de estrada. O número de participantes é limitado a 50 pessoas maiores de 18 anos de idade.

A peregrinação iniciar-se-á no dia 9 de maio às 7h00  na Igreja da N.S.da Paz com a Missa do Peregrino e terminará em Fátima no dia 13 cerca das 16h com o regresso a Rio de Mouro. O horário diário será composto da seguinte forma:

• Dia 9
    • 10h00 Missa e procissão
    • 14h00 Almoço
    • 16h00 transporte de regresso a Rio de Mouro

O alojamento nos três primeiros dias (9, 10 e 11) será em quartos duplos ou triplos no Rio Maior Hotel (clique aqui para visitar o local) os jantares serão servidos no Restaurante Gato Preto em Rio Maior (clique aqui para visitar o local).  No dia 12 o alojamento será em quartos duplos ou triplos no Domus Pacis Fátima Hotel (clique aqui para visitar o local, localizado juntos à Basílica N.S. Fátima). O transporte será assegurado por um autocarro de 50 lugares.

Diariamente o grupo de peregrinos será suportado em permanência por uma equipe com vários carros que dará apoio através da distribuição de água, fruta e refeições.

O custo total por peregrino é de 300€, sendo pagos 100€ com a inscrição e o restante até dia 20 de Abril. A inscrição e pagamentos serão realizados com os membros da comissão que estarão presentes em todas as Eucaristias de fim de semana na Igreja da N.S.da Paz.

A reunião geral de peregrinos será no dia 26 de abril às 21h na sala S.José, Igreja de N.S. da paz em Rio de mouro

Para seguir o trajeto usando o seu telemóvel é necessário carregar uma das seguintes aplicações:

Apple IOS GPX Viewer
Android   GPX Viewer

Após a instalação da aplicação carregue o ficheiro: Fatima.gpx

Para fazer a inscrição deve preencher a ficha de inscrição disponibilizada no final deste artigo e entregá-la no cartório da paróquia juntamente com os 100€ da inscrição. Este formulário também se encontra disponível no cartório da Igreja de N.S.da Paz.

É também imprescindível a leitura do Regulamento da Peregrinação que pode ser descarregado aqui.

Atenção que os lugares disponíveis serão preenchidos por ordem de receção das inscrições. Após inscrição será contactado por um elemento da organização para confirmação da mesma.

Todos os participantes na peregrinação serão convocados para uma reunião geral a marcar no final do mês de abril para informação e esclarecimento de dúvidas.

VISITE ESTA PUBLICAÇÃO REGULARMENTE, AQUI VAMOS MANTENDO ACTUALIZADA TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A PEREGRINAÇÃO

Attachments:
Download this file (Fatima.gpx)Fatima.gpx[Fatima2023.gpx]155 kB
Download this file (Ficha_de_inscricao_2024.pdf)Ficha de Inscrição[Ficha de Inscrição]225 kB
Download this file (Regulamento_Geral_2024.pdf)Regulamento Geral Peregrinação 2024[Regulamento Geral Peregrinação 2024]258 kB