A catequese é um serviço da Paróquia às famílias cristãs. É mesmo o primeiro serviço à comunidade: trata-se da transmissão da fé, logo do primeiro cuidado com o seu próprio futuro como comunidade. Mas o pedido dos pais para que a Paróquia faça catequese não dispensa os pais do dever de serem os primeiros transmissores da fé em Jesus. O dever de catequizar os filhos parte dos sacramentos do Matrimónio e do Baptismo e pertence por direito aos pais. A Paróquia com os catequistas colabora com os pais.

Daí que não pode haver catequese sem os pais, como primeiros empenhados. São estes que devem ir ao encontro dos catequistas e com estes participar ativamente na procura conjunta do caminhos da fé.

Todo o processo catequético destina-se à adesão à pessoa de Jesus vivida na comunidade. Logo, não pode haver catequese sem uma estreita ligação com a Eucaristia dominical. É nessa altura que a família participa na comunidade cristã e nela introduz a sua criança.

Como em qualquer processo educativo, a assiduidade - não faltar nunca sem justificação séria - é a primeira exigência. E os catequistas que se dedicam têm direito a serem respeitados no trabalho benévolo que desenvolvem.

Subcategorias