Nota introdutória:

Todo o homem é um ser em caminho. Esta sua característica exprime-se e alimenta-se quer na viagem existencial de cada pessoa, que percorre um itinerário ao longo do seu tempo de vida com todas as vicissitudes que o marcam, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas do mundo, por necessidades e interesses vários.
Um dos motivos para a viagem é a fé. O homem põe-se ao caminho à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele, em resposta a um apelo e impulso divinos, então podemos dizer que ele faz uma “santa viagem”. Com o seu acto adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade.
Este tipo de viagem, a peregrinação religiosa, é uma constante na história da humanidade e da Igreja. É motivada pelo fascínio exercido pelos lugares santos ou pela esperança de ver satisfeito algum desejo ou aspiração pessoal, de natureza espiritual ou de outro âmbito, como, por exemplo, a saúde. Frequentemente, o peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada ou o desejo de cumprir determinada promessa que fez a Deus ou ao santo da sua devoção.
A peregrinação, enquanto acto religioso em direcção a um lugar sagrado, como Fátima, constitui um memorial dos acontecimentos e graças de Deus que nele se realizaram. Torna-se, com frequência, para muitos peregrinos, experiência da presença e acção de Deus junto dos que nele confiam.

A nossa peregrinação:

A organização desta peregrinação foi da iniciativa da comissão de festas de Nossa Senhora da Paz de Rio de Mouro, cujo a maioria dos elementos que a compõe já a realiza há vários anos, integrando grupo doutra localidade. Achamos agora que devemos proporcionar a experiência deste ato de Fé a mais irmãos da nossa paróquia, criando desta forma um novo grupo com origem em Rio de Mouro.

O percurso a pé totalizará aproximadamente 138 km, divididos em 4 dias de caminhada com cerca de 34km cada, sendo maioritariamente caminho fora de estrada. O número de participantes é limitado a 50 pessoas maiores de 18 anos de idade.

A peregrinação iniciar-se-á no dia 9 de maio às 7h00  na Igreja da N.S.da Paz com a Missa do Peregrino celebrada pela Padre Carlos Gonçalves e terminará em Fátima no dia 13 cerca das 16h com o regresso a Rio de Mouro. O horário diário será composto da seguinte forma:

• Dia 9 quarta-feira
    • 13h00 transporte para centro estágio de Rio Maior
    • 14h00 Almoço
    • 16h00 transporte de regresso a Rio de Mouro

O alojamento diário será em quartos quádruplos no centro de estágio de Rio Maior, DESMOR (clique aqui para visitar o local) aqui também será servido o jantar, tipo buffet no restaurante do complexo. O transporte será assegurado por um autocarro de 50 lugares.

Diariamente o grupo de peregrinos será suportado em permanência por uma equipe equipada com uma carrinha de 9 lugares e que dará apoio através da distribuição de água e fruta.

O custo total por peregrino é de 200€, sendo pagos 50€ com a inscrição e o restante até dia 15 de Abril. A inscrição e pagamentos serão realizados aos membros da comissão que estarão presentes em todas as Eucaristias de fim de semana na Igreja da N.S.da Paz.

Para seguir o trajeto usando o seu telemóvel é necessário carregar uma das seguintes aplicações:

Apple IOS GPX Tracker
Android   GPX Viewer

Após a instalação da aplicação carregue o ficheiro: Fatima2018.gpx

VISITE ESTA PUBLICAÇÃO REGULARMENTE, AQUI VAMOS MANTENDO ACTUALIZADA TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A PEREGRINAÇÃO

Attachments:
Download this file (Fatima2018.gpx)Fatima2018.gpx[Ficheiro com o trajeto para ser utilizado numa Aplicação para Telemóvel]70 kB
Download this file (Ficha de inscrição.pdf)Ficha de Inscrição[ ]173 kB