Nota introdutória:

Todo o homem é um ser em caminho. Esta sua característica exprime-se e alimenta-se quer na viagem existencial de cada pessoa, que percorre um itinerário ao longo do seu tempo de vida com todas as vicissitudes que o marcam, quer nas múltiplas viagens que ela realiza pelas estradas do mundo, por necessidades e interesses vários.
Um dos motivos para a viagem é a fé. O homem põe-se ao caminho à procura de Deus ou atraído para o encontro com Ele, em resposta a um apelo e impulso divinos, então podemos dizer que ele faz uma “santa viagem”. Com o seu acto adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade.
Este tipo de viagem, a peregrinação religiosa, é uma constante na história da humanidade e da Igreja. É motivada pelo fascínio exercido pelos lugares santos ou pela esperança de ver satisfeito algum desejo ou aspiração pessoal, de natureza espiritual ou de outro âmbito, como, por exemplo, a saúde. Frequentemente, o peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada ou o desejo de cumprir determinada promessa que fez a Deus ou ao santo da sua devoção.
A peregrinação, enquanto acto religioso em direcção a um lugar sagrado, como Fátima, constitui um memorial dos acontecimentos e graças de Deus que nele se realizaram. Torna-se, com frequência, para muitos peregrinos, experiência da presença e acção de Deus junto dos que nele confiam.

A nossa peregrinação:

A organização desta peregrinação foi da iniciativa da comissão de festas de Nossa Senhora da Paz de Rio de Mouro, cujo a maioria dos elementos que a compõe já a realiza há vários anos, integrando grupo doutra localidade. Achamos agora que devemos proporcionar a experiência deste ato de Fé a mais irmãos da nossa paróquia, criando desta forma um novo grupo com origem em Rio de Mouro.

O percurso a pé totalizará aproximadamente 138 km, divididos em 4 dias de caminhada com cerca de 34km cada, sendo maioritariamente caminho fora de estrada. O número de participantes é limitado a 50 pessoas maiores de 18 anos de idade.

A peregrinação iniciar-se-á no dia 9 de maio às 7h30 à porta da Igreja da N.S.da Paz e chegará a Fátima no dia 12 cerca das 19h. O horário diário será composto da seguinte forma:

• Dia 9 quarta-feira
    • 10h00 Missa e procissão
    • 13h00 almoço
    • 16h00 transporte de regresso a Rio de Mouro

O alojamento diário será em quartos quádruplos no centro de estágio de Rio Maior, DESMOR (clique aqui para visitar o local) aqui também será servido o jantar, tipo buffet no restaurante do complexo. O transporte será assegurado por um autocarro de 50 lugares.

Diariamente o grupo de peregrinos será suportado em permanência por uma equipe equipada com uma carrinha de 9 lugares e que dará apoio através da distribuição de água e fruta.

O custo total por peregrino é de 200€, sendo pagos 50€ com a inscrição e o restante até dia 15 de Abril. A inscrição e pagamentos serão realizados aos membros da comissão que estarão presentes em todas as Eucaristias de fim de semana na Igreja da N.S.da Paz.

VISITE ESTA PUBLICAÇÃO REGULARMENTE, AQUI VAMOS MANTENDO ACTUALIZADA TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A PEREGRINAÇÃO

Attachments:
Download this file (Ficha de inscrição.pdf)Ficha de Inscrição[ ]173 kB