SAP - Serviço de Acolhimento e Partilha

NATUREZA

A Paróquia é chamada a manifestar para com todos, em especial com os mais pobres, uma atitude de caridade fraterna, nascida enquanto tal da fé que vive e celebra.

É a palavra da Escritura feita carne na comunidade, que se há-de exprimir numa efectiva diligencia para com os mais necessitados

PRINCIPIOS

A acção do SAP (Serviço de Acolhimento e Partilha), inspira-se na Doutrina Social da Igreja, e obedece aos seguintes critérios:

1. O respeito pela dignidade da pessoa humana, e o dever de contribuir para o seu desenvolvimento moral, espiritual e cultural.

2. O fortalecimento do sentido comunitário, de modo que os indivíduos, as famílias e os demais agrupamentos da Paróquia, empenhando-se num trabalho em comum, se tornem promotores da sua própria valorização e dos demais necessitados.

3. A criação de estruturas de comunicação cristã de bens e de ajuda mútua, em especial o apoio aos mais carenciados, mobilizando para o efeito os indispensáveis recursos humanos e materiais.

4. Promover outras iniciativas que tenham em vista a integração humana e social destas pessoas na comunidade mais vasta que é a Paróquia e a Freguesia.

5. Auxiliar os indivíduos e as famílias, por tempo determinado em situação de carência, promover a autonomização económica e social dos indivíduos e das famílias; promover condições que permitam o exercício pleno do direito de cidadania.